17/02/2017
Com o objetivo de estabelecer padrões, valores, orientações e condutas a serem observados pelos membros da diretoria que estiverem à frente da APAMT foi formado, em reunião realizada no dia 6 de fevereiro, o primeiro Comitê de Ética da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho.
As atividades do grupo serão exclusivamente internas, analisando as funções, posicionamento e também o que se espera da APAMT como entidade representativa dos Médicos do Trabalho no Estado. "O Conselho Fiscal já tinha alguma atuação nesse aspecto, porém o foco maior sempre foi a prestação de contas, não especificamente, na formatação de padrões comportamentais, orientações e limites, daí a ideia do Comitê de Ética", explica um de seus membros e ex-presidente da instituição, Dr. Dante José Pirath Lago.
Inicialmente, o grupo pretende elaborar um código de postura que deverá servir como base de atuação para os membros da atual e das futuras diretorias. "Desta forma buscamos eliminar os riscos de conflitos de interesse ou quaisquer outras questões que possam colocar a APAMT em situação de exposição e vulnerabilidade perante os médicos e a sociedade", completa o Dr. Dante.
Esta é a primeira vez que a APAMT terá uma equipe voltada às questões éticas da instituição e da atuação da diretoria, em uma iniciativa pioneira da atual gestão. O Comitê de Ética da APAMT é composto pelos médicos João Carlos do Amaral Lozovey (Vice-Presidente), Denise Siqueira de Carvalho (Diretora Científica) e Dante José Pirath Lago (Conselheiro Ex-Presidente).
Com o objetivo de congregar os Médicos do Trabalho no Estado do Paraná e também com a intenção de estimular o interesse pela especialidade, sua divulgação e aperfeiçoamento; assim como defender a ética profissional, promover eventos, realizar estudos e manter o intercâmbio com outros colegas da área, foi fundada, em 2 de setembro de 1974... continuar lendo.
Dra. Claudia Villamil Rios
Atual Presidente