20/09/2017
Uso de estatísticas na gestão da saúde do trabalhador
"Mapeamento do perfil de saúde, absenteísmo e afastamentos laborais: do levantamento às entregas" foi o tema abordado durante a última palestra do dia. Yonder Kou, Diretor do Espaço de Desenvolvimento da ABRH-PR, iniciou sua fala trazendo uma reflexão sobre a realidade em que vivemos, fazendo um paralelo entre o avanço das tecnologias e o modo de vida atual.
Com formação em ciências da computação, trouxe um histórico sobre tecnologia e o Big Data, comparando processamento e armazenamento de dados e suas mudanças históricas, que já chegam a uma possibilidade ilimitada. E encerra destacando a importância da tecnologia analítica, como ela pode auxiliar no reconhecimento e controle de questões dentro da empresa; seja contabilizando o número de trabalhadores tabagistas, os que já passaram por cirurgia, que têm problemas visuais, que praticam atividade física, entre tantos outros dados que podem ser levantados.
Jean Alexandre Corrêa Vieira, Coordenador Médico da Electrolux do Brasil S/A e Coordenador Médico do Grupo Uninter, deu sequência à palestra apresentando algumas estratégias que tem conduzido dentro das empresas em que atua. Entre suas metas está a gestão do absenteísmo e, para ele, o que previne o absenteísmo é fazer bem a gestão do presenteísmo.
Com o objetivo de congregar os Médicos do Trabalho no Estado do Paraná e também com a intenção de estimular o interesse pela especialidade, sua divulgação e aperfeiçoamento; assim como defender a ética profissional, promover eventos, realizar estudos e manter o intercâmbio com outros colegas da área, foi fundada, em 2 de setembro de 1974... continuar lendo.
Dra. Claudia Villamil Rios
Atual Presidente